domingo, 21 de outubro de 2007

SERGIPE PRECISA DE UMA MAIOR REPRESENTATIVIDADE CULTURAL

RENATA MARIA: Pedagoga e Pesquisadora Bolsista da Fundação Biblioteca Nacional. renatamaria.literatura@gmail.com



É muito pequena a participação de Sergipe no cenário dos concursos literários realizados no país. Cheguei a essa conclusão após descobrir a existência de tais oportunidades. Comecei a participar desse eventos que me renderam publicações em três antologias poéticas em estados distintos: Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.


Apesar se não ser uma exímia escritora, acreditei em tais oportunidades e percebi nelas o potencial de divulgação de talentos engavetados graças às dificuldades de reconhecimento e publicação nessa área.


Foram raras as vezes que notei a participação de sergipanos em tais eventos, seja como inscritos ou como selecionados. Algo que me chamou atenção e suscitou a idéia de fazer essa divulgação no nosso estado.


Incentivar e apoiar os autores é o melhor caminho para que o nível cultural do nosso estado possa se somar ao das outras regiões, gerando entre elas não a competitividade, mas a permuta de valores, informações e cultura.


O nosso estado é, sem dúvida, berço de talentos que se foram, que estão por vir e outros "prontos" para serem lapidados.


A UNIT, instituição na qual me graduei, em reconhecimento à minha participação nessas antologias publicou uma matéria que me deixou muito realizada. Confira:UNIT

Nenhum comentário: