quinta-feira, 4 de março de 2010

ACONTECEU MAIS UMA RODA DE LEITURA NA BIBLIOTECA PÚBLICA EPIFÂNIO DÓRIA

RENATA MARIA: Pedagoga e Pesquisadora Bolsista da Fundação Biblioteca Nacional. renatamaria.literatura@gmail.com


No dia 02.03.2010, como parte do evento intitulado SEMINÁRIO MEMÓRIA DE ARACAJU NO ROTEIRO DE MÁRIO CABRAL (veja a MATÉRIA sobre o evento), aconteceu mais uma Roda de Leitura na Biblioteca Pública Epifânio Dória.
Este momento foi marcado pela (re) construção de um conhecimento em torno da arte de ler e interpretar. Foram tecidas idéias baseadas em interpretações acerca dos textos lidos, a partir da participação espontânea dos presentes.

Um deles (texto) conta a história de uma senhora avarenta que entre o desejo de ajudar e a necessidade de desembolsar alguns tostões, desistia imediatamente, pois o dinheiro falava mais alto.

A leitura era realizada dando margem às participações que a todo o momento fluíam e nos permitiam construir coletivamente um entendimento profundo acerca das mensagens do texto.

Algumas pessoas arriscavam analogias envolvendo histórias pessoais. Isso denota o quanto a leitura pode e deve nos tocar, e essa Roda de Leitura é uma ocasião em que abrimos os nossos poros intelectuais com toda a sensibilidade que a leitura requer para estabelecer uma viagem entre o real e o imaginário.





Nenhum comentário: